AquidauanaDestaquesFlexibilizaçãoPandemia

Prefeitura de Aquidauana: Véspera de Dia das Mães, comércios e lanchonetes poderão estender horário de funcionamento

Comércio em geral/Lojas nos dias 07 e 08 de maio – expediente das 8h às 18h e dia 09 de maio – das 8h às 16h; para os bares e lanchonetes: 08, 09 e 10 de maio – expediente noturno estendido até 23h.

Uma decisão conjunta da Administração Municipal e dos membros e instituições que integram o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, beneficiará o comércio e lanchonetes com flexibilização de horário de funcionamento, em alusão ao Dia das Mães, data que historicamente é muito positiva em vendas no comércio local.

 

Um decreto municipal publicado na edição extra do Diário Oficial do Município de Aquidauana, regulamenta essa flexibilização de horário que será a seguinte: Comércio em geral/Lojas nos dias 07 e 08 de maio – expediente das 8h às 18h e dia 09 de maio – das 8h às 16h; para os bares e lanchonetes: 08, 09 e 10 de maio – expediente noturno estendido até 23h.

 

Todos os estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes deverão redobrar os cuidados de higienização das mãos para clientes e funcionários e, também, todos os funcionários deverão estar com máscaras. A Secretaria Municipal de Saúde com equipes da Vigilância Sanitária continuarão fiscalizando e orientando.

 

Vale lembrar que, o decreto municipal nº 041, por conta da pandemia de Covid-19, como medida de prevenção e redução de fluxo de pessoas, determina que o expediente dos estabelecimentos comerciais funciona com redução de horário, das 08h e fechamento às 16h.

“Essa decisão, tomada em conjunto, vem para ajudar aos comerciantes nesse momento, pois sabemos que essa data festiva é momento de boas vendas. Eles precisam vender para manter o comércio aberto, os empregos e salários dos funcionários. A prefeitura está colaborando para beneficiar a economia local, mas não podemos esquecer que é prioridade e responsabilidade de cada comerciante ajudar na prevenção. A tarefa de todos é: usar máscaras, disponibilizar álcool em gel e evitar aglomeração de pessoas dentro das lojas, controlar as entradas e saídas”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco, completou que, a solicitação de flexibilização atende ao pedido dos comerciantes e da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA), mas que comerciantes e funcionários devem reforçar aos clientes as medidas de prevenção.

“Não adianta nada colocarmos as equipes da saúde nas ruas e portas dos comércios, orientando e ajudando na prevenção, se quando nossos servidores viram as costas, tudo volta a ser como antes, sem cuidados e sem prevenção. Vamos agir com prudência, com cautela e responsabilidade para evitar um surto na nossa cidade. Estamos implorando para que os comerciantes, funcionários e a população mudem o comportamento e se previnam, pois não há estrutura de saúde que agüente um surto de coronavírus em Aquidauana”, afirmou a secretária.

Falando em nome da ACEA, a empresária Claudiani Loesia, afirmou que “é preciso que todos ajam com bom senso e equilíbrio, para que o comércio continue funcionando e a cidade caminhando. É preciso que cada um cuide do seu comércio e reforce a prevenção, ajudando a conscientizar funcionários e clientes sobre o coronavírus”.

Participaram da reunião nesta quinta-feira, 07, o prefeito Odilon

Ribeiro, secretários e assessores municipais, vereadores Mauro Luiz Batista (presidente da Câmara) e Nilson Pontim, Dr. André Ruedas, membros diretoria da ACEA, do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Hospital Regional, os comandantes Cel. Alexandre Costa (9º BECmb), Ten. Cel. Marcelo Amaral (7º BPM) e Ten.Cel. PM Nédson.

 

NOVAS DECISÕES

Esse final de semana de horário comercial flexibilizado será também para que as autoridades sanitárias, a Administração Municipal, as forças de segurança pública e o comitê avaliem o comportamento do comércio local e da população. Caso o saldo seja positivo na questão de prevenção, na próxima semana, o Comitê Municipal se reunirá para definir se o comércio poderá, ou não, voltar a funcionar normalmente das 8h às 18h e as lanchonetes também no expediente noturno convencional.

 

Fonte: AGECOM

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo