DestaquesEntretenimento

Pele vermelha e desconforto: saiba como evitar a insolação

Com a chegada do verão, a busca por uma pele bronzeada e por momentos refrescantes, na piscina ou na praia, leva a uma exposição maior ao sol. Com isso, a insolação pode se tornar um problema e causar danos à saúde, já que o quadro envolve desidratação e perda de nutrientes.

A dermatologista Sandra Tagliolatto explica que, ao contrário do que se imagina, passar protetor solar não é suficiente para evitar a insolação. Isso porque o produto protege somente a pele, não impedindo o corpo de absorver o calor.

“É importante procurar uma sombra, não ficar exposto nos horários de pico do sol, principalmente por volta do meio-dia, além de se hidratar bastante, porque as pessoas acabam ingerindo bebida alcoólica e esquecem de beber água. Então o truque é hidratação, água, bonés, protetor solar e fugir dos horários de pico do sol”, ressalta a especialista.

No caso das crianças, o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum destaca que elas não devem passar mais que duas horas expostas ao sol, nas brincadeiras na praia ou na piscina. A roupa de banho também é importante: vale apostar na camiseta de manga longa com proteção ultravioleta. Mas exagerar na quantidade de roupas pode fazer mal.

“A criança tem que estar vestida de acordo com o período do ano. Então no verão se usa pouca roupa e [se usa] chapéu. Se a criança estiver usando calça, camisa e tênis em um ambiente de muito calor, ela vai ficar completamente isolada, e isso causa uma insolação. O isolamento por excesso de roupa é um problema”, explica o médico.

Para garantir o bem-estar das crianças durante os passeios de verão, também é importante mantê-las bem hidratadas, com um bom consumo de água, além de garantir uma alimentação leve baseada em frutas e legumes. “Uma criança com diarreia pode se desidratar muito rápido; diarreia e insolação podem [fazê-la se] desidratar mais rápido ainda”, afirma Ejzenbaum.

Segundo a dermatologista Sandra Tagliolatto, existem algumas escalas de insolação. Durante o verão, as mais comuns estão associadas à vermelhidão e ardência na pele, o que também pode vir acompanhado de dor de cabeça e desidratação.

Nesses casos, é importante hidratar a pele e o corpo. Para restabelecer os sais minerais e a água perdidos por causa da insolação, Sandra recomenda aumentar o consumo de água. Bebidas isotônicas e água de coco também são aliadas. Para a pele, a recomendação é hidratá-la com cremes e loções pós-sol, desenvolvidos justamente para restaurar a pele após a exposição.

Nos casos mais severos de insolação, é possível que apareçam bolhas na pele, edemas, inchaços e muita dor de cabeça, com reflexos também no trato intestinal, como diarreia e náuseas. Em quadros com esses sintomas, é importante procurar atendimento médico.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo