Atos GolpistasBrasilDestaques

Novo depoimento de Cid é o maior foco de temor de militares investigados por golpe.

A expectativa é de que, nos novos depoimentos de sua delação, Cid se debruce sobre o papel de cada integrante do Exército na trama golpista

O clima de tensão entre militares investigados por arquitetar um golpe de Estado com Jair Bolsonaro impera nesta sexta-feira, com o depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes à Polícia Federal. O interrogatório que tem causado maior temor entre os militares investigados, porém, é o do ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid.

O tenente-coronel Mauro Cid, durante depoimento em CPI do Distrito Federal

General investigado diz à PF que se reuniu com Bolsonaro a mando de ex-comandante do Exército

Militares bolsonaristas atuam para colocar ex-comandante do Exército na mira da PF

Isso porque há, entre os militares alinhados a Bolsonaro, a expectativa é de que, nos novos depoimentos, Cid se debruce sobre o papel de cada integrante do Exército. Há a avaliação de que o ex-ajudante de ordens tentou preservar seus colegas das Forças Armadas envolvidos na trama golpista, mas que o avanço das investigações fará com que esses militares protagonizem um novo capítulo de sua delação.

Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro, é alvo de mandado de prisão — Foto: Divulgação

Nesta lista estão membros de alta patente, como os generais e ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Oliveira.

Marcelo Câmara, coronel do Exército, é alvo de mandado de prisão — Foto: Reprodução

O novo interrogatório de Cid ainda não foi marcado, porque a PF avaliou que era necessário avançar em outras frentes antes de ouvi-lo novamente, especialmente no depoimento de Freire Gomes, realizado nesta sexta.

Investigadores querem fechar todas as pontas do roteiro do golpe antes de convocar Mauro Cid. Se os esclarecimentos do ex-ajudante de ordens não forem considerados satisfatórios, o tenente-coronel pode perder os benefícios de sua delação e voltar para a prisão.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo