CorumbáEventosFixo

Solenidade no 17º Batalhão de Fronteira marca celebração do Dia do Soldado

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira no quartel do 17º BFron

Cerimônia cívico-militar foi realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, no 17º Batalhão de Fronteira, em Corumbá, em comemoração ao Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro, que se tornou conhecido como “o pacificador” após muitas rebeliões contra o Império.

Legionários e Exército Brasileiro fazem desfile na fronteira –  SelesNafes.com

A solenidade foi presidida pelo general de brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, que estava acompanhado do contra-almirante Iunis Távora Said, comandante do 6° Distrito Naval. Também estiveram presentes autoridades civis e militares, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes e a juíza da Comarca de Corumbá, Luiza Vieira Sá de Figueiredo.

Militares de outros países, que compõem a Comitiva de Adidos, com representantes da Argentina, Coréia do Sul, Alemanha, Israel, África do Sul, Venezuela, Suécia, Nigéria, também acompanham a cerimônia junto com alunos do Instituto Novo Olhar e da Escola Municipal José de Souza Damy, que integra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM).

Durante a solenidade, que teve início com a oração Guerreiro do Pantanal, foram entregues as condecorações “Diploma Amigo da Brigada” e “Medalha do Exército Brasileiro” à representantes da sociedade civil e militares que desempenharam papel importante dentro da sociedade e das Forças Armadas.

Condecorações a personalidades civis e militares foram entregues na cerimônia

“Hoje comemoramos o Dia do Soldado, Duque de Caxias é mais que um patrono, é um exemplo e líder que tem uma história fenomenal e todos os soldados do Exército Brasileiro seguem esses exemplos e essa liderança. Então, desde o soldado mais moderno até o general mais antigo, prestamos essa homenagem mais do que justa ao Duque de Caxias”, falou o general de brigada Marcelo Zanon Harnisch sobre a data.

Ele ainda acrescentou sobre a aproximação do Exército e a sociedade, prezando sempre pelo seu lema: “Braço Forte e Mão Amiga”.

“Desde a sua criação em Guararapes, prezamos pelo lema, defendendo a nossa Pátria e ajudando a sociedade de forma geral. Aqui em Corumbá, especificamente na 18ª Brigada, procuramos dar valor aos nossos estudantes, professores, seja de escola pública ou particular, pois entendemos que são o futuro da nossa nação”, disse o general Zanon sobre a participação dos estudantes.

Adidos

26 adidos militares, representando 26 nações, estão na região conhecendo as Forças Armadas. “A vinda dos adidos se cobre de relevância, pois conseguem ver uma estrutura do Brasil no qual não conseguimos apresentar. Então, nessas viagens eles conseguem ver as possibilidades das nossas Forças Armadas”, mencionou o capitão de corveta Vargas, da sessão de Adidos de Defesa do Ministério de Defesa.

Já o comandante Marcelo Zanon Harnisch, ressaltou a presença dos adidos, como forma de valorizar o bioma pantaneiro.

Comitiva dos adidos militares participaram da solenidade

“Os adidos militares estão conhecendo as atividades militares e o Pantanal, bioma único no mundo e que temos que dar o valor. O Comando Militar do Oeste, defende a fronteira Oeste e preserva ao mesmo tempo o território e mostramos isso aos adidos, que vão propagar essa ideia de defesa da preservação desse bioma único, valor patrimonial para a nação brasileira”, destacou.

Dia do Soldado

No dia 25 de agosto no Brasil comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado, constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

Caxias faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro, com o uso de uma réplica do seu espadim pelos oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras.

 

Fonte DC.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo