A maioria dos consumidores utiliza o celular como único canal de compras on-line. Segundo estudo realizado pela MeSeems/MindMiners a pedido do Google, o número de brasileiros que consomem exclusivamente dessa forma chega a 62%.
Focar em oferecer uma boa experiência para os consumidores pelo celular deve ser o foco de quem vende pela internet, de acordo com Claudia Carneiro, gerente sênior de estratégia mobile do Google Brasil.
“As empresas sabem que a interação no smartphone é diferente do computador, mas ainda não se deram conta de que uma usabilidade ruim no celular impacta negativamente a receita”, explica Claudia.
Para a gerente, poucos investimentos têm um potencial de retorno tão alto para as empresas.
“A otimização do design para melhorar a taxa de conversão no celular deveria ser a prioridade número um das empresas”, alerta.
Melhorar a experiência mobile é um desafio para empresas de todos os tamanhos. De acordo com Claudia, é muito comum notar vários problemas de usabilidade em sites mobile ou apps de e-commerce.
“Baseado em diversas pesquisas com consumidores, podemos afirmar com muita convicção que, hoje, os grandes sites de e-commerce do Brasil ainda estão muito aquém das expectativas dos usuários e do seu potencial”, afirma Claudia.
Possibilitar que um usuário faça uma compra sem necessidade de fazer um cadastro pode impactar diretamente a taxa de conversão do negócio. Estudo do Instituto Baymard revelou que 35% dos carrinhos são abandonados quando o site obriga o usuário a se cadastrar para concluir a compra.
Reduzir ao máximo os campos desnecessários no formulário de compra e cadastro também pode influenciar as vendas. No mesmo estudo do Instituto Baymard, um terço de todos os carrinhos são abandonados por conta de longos e complexos formulários para realizar a compra. Pergunte-se quais dados sua empresa realmente necessita e remova as informações dispensáveis.
Carregamento, interatividade e estabilidade são os três indicadores para avaliar o desempenho de um site. É preciso sempre monitorar esses indicadores.