FixoMato Grosso do Sul

TRT/MS realiza evento “Direito Sindical” na sexta-feira

No dia 16 de setembro, pretende-se acrescentar ao debate novas perspectivas por meio de painéis com estudiosos do tema: a juíza do trabalho Thereza Christina Nahas

No próximo dia 16 de setembro, o TRT/MS realizará o evento “Direito Sindical”, a partir das 8h30. A iniciativa é do presidente do tribunal, desembargador André Oliveira, e tem como objetivo dar continuidade ao diálogo entre MPT-MS, TRT, OAB-MS e entidades sindicais iniciado em maio, durante o Mês Regional da Conciliação.

Um dos eventos do mês foi o “Café com Cejusc 2”, realizado na modalidade híbrida, que reuniu representantes de entidades sindicais e da advocacia, tanto laboral quanto patronal. Na ocasião, foram debatidas percepções a respeito das vantagens do acordo sob a perspectiva do advogado e da negociação coletiva, ressaltando a disponibilidade do tribunal para contribuir com a solução dos conflitos antes mesmo de sua judicialização.

No dia 16 de setembro, pretende-se acrescentar ao debate novas perspectivas por meio de painéis com estudiosos do tema: a juíza do trabalho Thereza Christina Nahas, professora doutora em Direito do Trabalho e integrante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho;a professora doutora em Direito da Universidade Mackenzie de Campinas/SP, Francesca Columbu;o doutor em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP/SP, professor Ricardo Antunes, e o advogadoCarlos Eduardo Dantas Costa, mestreem Direito do Trabalho pela PUC/SP e professor da FGV/USP.

As palestras abordarão as perspectivas do sindicalismo no Brasil e no mundo, a organização e ação sindical na Itália, por meio do Direito SindicalComparado, a questão do trabalho digital e os sindicatos, um debate sobre o espaço do sindicatos nessa nova vertente que envolve auberização, o trabalho digital e a indústria 4.0 e as perspectivas defuturo para o DireitoSindical, além dos novos desafios da estrutura sindical brasileira – novas funções e novas formas de atuação.

Os debatedores serão o procurador do MPT24, Leontino Ferreira de Lima Junior; o advogado Alexandre Moraes Cantero; o desembargador presidente do TRT/MS, André Oliveira, e a juíza da coordenadora do NUPEMEC e Cejusc 2 do TRT/MS, Beatriz Maki Shinzato Capucho.

O evento será telepresencial pela plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial no YouTube. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo sistema da Escola Judicial.

fonte: sistema FIEMS

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo