BrasilDestaquesMeio Ambiente

Unidades de conservação no sul da Bahia

Parques do Brasil

O quarto episódio da série Parques do Brasil apresenta uma expedição através de três unidades de conservação no sul da Bahia. No primeiro bloco, seguimos para Porto Seguro onde se localiza o Parque Nacional do Pau Brasil. O parque protege um dos últimos fragmentos da mata de tabuleiro baiana, uma das florestas mais biodiversas do planeta. Lá conhecemos a muçununga, um ambiente com diferentes espécies de bromélias e muitos pássaros como o cabeça-encarnada, o beija-flor-rabo-rubro-branco e o beija-flor-de-bochecha-azul. Neste parque revelamos também um dos últimos redutos de uma espécie que faz parte da história do país: o pau-brasil. No parque existe um pau-brasil com mais de mil anos de idade.

Beija Flor Rabo Rubro branco no Parque Nacional Pau Brasil
No primeiro bloco conhecemos uma infinidade de aves como o garrinchão-pai-avô, o tangará-rajado, o pintadinho, o papa-formiga-pardo e a poderosa harpia; e também animais ariscos e ameaçados como a anta, a onça-parda, o gato-mourisco, o veado-mateiro e a onça-pintada.

Foz do Rio Una no Parque Nacional da Serra das Lontras
No segundo bloco, subimos um serra repleta de belas cachoeiras e conhecemos o Parque Nacional da Serra das Lontras. Neste lugar pouco conhecido encontramos florestas com árvores singulares como a inhaíba, a copaíba e o araçá. Nesta serra vive um pássaro que só foi identificado em 1996: o acrobata. A Serra das Lontras é um complexo montanhoso onde nascem diversos rios e córregos. Acompanhando o rio Una, descemos até outro importante fragmento de floresta de tabuleiro: a Reserva Biológica de Una. Lá vivem animais raros como o mico-leão-de-cara-dourada, o sagüi-de-wied, o ouriço-preto, o guigó e o macaco-prego-do-peito-amarelo.

Todas essas unidades fazem parte da Costa do Descobrimento, declarada pela UNESCO como um Patrimônio Natural da Humanidade. Macaco Prego na Reserva Biológica de Una

Fonte Agência Brasil – Radiobrás

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo