Fixo

Secretário de Saúde de MS alerta população para manter prevenção contra a Covid-19 no feriadão

Geraldo Resende está preocupado com possibilidade de aumento de casos em razão do relaxamento das medidas de prevenção no feriado.

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, fez nesta terça-feira (6) um apelo a conscientização da população em relação ao feriado prolongado que se aproxima (11 de outubro, aniversário de criação do estado e 12, dia de Nossa Senhora Aparecida).

Ele diz que entende que as pessoas estão exaustas no enfrentamento a pandemia de Covid-19 e que querem aproveitar o período de descanso com seus familiares. Entretanto, lembrou que a doença ainda não foi vencida no estado e que é preciso manter a prevenção, com o uso de máscara, regras de higiene e principalmente se evitar aglomerações.

Neste sentido, o presidente da Fundação de Turismo do Estado, Bruno Wendling, comentou sobre Bonito, principal destino turístico do estado e que tem a previsão de receber no feriadão 15 mil pessoas.

Ele disse que todos os hotéis e passeios da cidade estão com reservas esgotadas para o feriadão e, por conta disso, pediu que as pessoas só viajem ao município se tiverem estadia e atrativos reservados.

O secretário de Saúde também destacou a decisão do governo do estado de não retomar em 2020 as aulas presenciais na rede estadual.

Apontou que foi uma decisão corajosa e acertada do governo e que conta com 100% de apoio da equipe da secretária estadual de Saúde.

Resende comentou que em alguns locais em que ocorreu esse retorno das aulas presenciais houve um aumento expressivo do número de casos de Covid-19.

O secretário também falou sobre os números da doença nesta terça. Ressaltou uma queda da taxa de contágio do estado de 1% para 0,99%.

Disse que hoje foram confirmados mais 553 casos novos e que a média móvel dos último 7 dias caiu para 512. O número de registros desde o começo da pandemia chegou a 72.546.

Em relação as mortes, foram mais 12 confirmadas, e a média também está em 12 por dia, nos últimos 7 dias. A quantidade de óbitos chegou a 1.376.

O estado tem 4.776 casos ativos de Covid-19, destes 4.345 estão em isolamento domiciliar e 431 estão internados, sendo 204 em leitos de terapia intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 46%.

O estado tem 467 amostras de testes da Covid-19 no Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande e os municípios possuem 3.041 casos suspeitos sem encerramento. Desde o começo da pandemia o estado já aplicou 279.225 testes para a detecção da doença.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo