Carnaval 2019: apuração desta quarta-feira terá mudança em relação ao ano passado

RIO – Qual escola de samba será campeã do carnaval 2019 do Rio? A resposta para essa pergunta será divulgada pela Liga Independente das Escolas do Samba (Liesa) nesta quarta a partir das 16h30, quando acontece a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo da TV Globo. Em 2019, a divulgação das notas terá algumas modificações em relação ao ano passado.

A mudança mais importante diz respeito aos julgadores reservas. Em 2018, seus nomes foram divulgados dias antes da realização dos desfiles e suas notas eram aproveitadas apenas em caso de ausência dos titulares. Neste ano, todos os 54 avaliadores escolhidos assistiram as apresentações em igualdade de condições e um sorteio entre 12h e 13h desta quarta-feira, na sede da Liesa, vai definir quais serão os 36 titulares e os 18 reservas (dois para cada quesito).

A Grande Rio ficou também com o prêmio de melhor bateria, do mestre Fabrício
O mestre Macaco Branco, que comandou a bateria da Vila Isabel, é a revelação de 2019
Phelipe Lemos, da União da Ilha, ganhou como mestre-sala
Squel Jorgea, da Mangueira, ganhou como melhor porta-bandeira
A melhor comissão de frente foi a da Portela, coreografada por Carlinhos de Jesus
A azul e branco de Madureira também teve o melhor puxador: Gilsinho da Portela
Ala das baianas do Salgueiro foi à escolhida pelo júri.

Pelo trabalho que faz na escola e por sua atuação no desfile deste ano, Tia Nilda, da Mocidade Independente de Padre Miguel, ganhou o estandarte de personalidade do carnaval.

No mesmo horário, outro sorteio decidirá a ordem de leitura dos quesitos, que servirá de critério de desempate. Ou seja, se duas escolas chegarem ao fim com a mesma pontuação, quem tiver ido melhor no último quesito leva o título. Se o empate se mantiver, ganha aquelas com as melhores notas no penúltimo quesito e assim por diante.

Como acontece tradicionalmente, as escolas serão avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. A cada um deles, serão contabilizadas as quatro notas dos quatro julgadores titulares, com a menor delas sendo desconsiderada no cálculo final. Com diferença decimal, as notas podem variar entre 9 e 10.

O que os julgadores avaliam
Cada quesito abrange diferentes aspectos do desfile, que devem ser avaliados pelos respectivos julgadores segundo critérios pré-definidos. Nesse julgamento, a impressão dos espectadores não deve ser levada em conta. A única exceção prevista no regulamento é comissão de frente, quesito no qual é recomendado ao avaliador considerar a capacidade da comissão “de impactar positivamente o público, no momento da apresentação da Escola”.

É bom lembrar que, além dos pontos perdidos no julgamento, as agremiações podem ser penalizadas pelo descumprimento das chamadas obrigatoriedades – como, por exemplo, o cumprimento do tempo máximo de 75 minutos de desfile. Esse pode ser o caso da Unidos de Vila Isabel, que ultrapassou esse limite em 1 minuto.

Na crítica da São Clemente à mercantilização do samba, o mestre-sala e a porta-bandeira vieram de Michael Jackson e Madonna.

‘Tem gringo no samba’, diz a alegoria da escola; sobrou também para os estrangeiros, que, de acordo com a São Clemente, precisam levar o carnaval a sério ao desfilar.

Escola também fez críticas à “capitalização” da ala das Baianas; São Clemente denuncia “pregões” por lugar no desfile.

‘Hoje o samba é dirigido com sabor comercial’, dizia terceiro carro alegórico.

O luxo foi um dos trunfos da Vila Isabel no desfile desta segunda-feira; maquiagens e fantasias chamaram atenção.

Sabrina Sato desfilou dando vida à Maria-Fumaça. ‘Matéria de combustível’ da Rainha de Bateria para a Swingueira de Noel.

A ala das baianas também foi um destaque; ‘Ao girar da sua coroa, sua alteza Vila Isabel’

A família da vereadora Marielle Franco desfilou no último carro da Vila Isabel, que representa o mal da escravidão que afligiu o Brasil.

Comissão de frente da Vila, representando fantasmas do palácio imperial de Petrópolis, foi destaque no desfile.
Lucinha Nobre, caracterizada como Clara Nunes, foi um dos grandes destaques da Portela.
Guerreiras de Iansã foram destaque da comissão de frente “Ritual do entardecer”

Comissão de frente ‘Vendeu-se o Brasil no palanque da praça’ deu o tom do desfile crítico e politizado da Tuiuti.
Mangueira criticou violência contra a mulher em alegoria.
Alegorias e adereços

Envolve a avaliação dos carros alegóricos, tripés e outros elementos cenográficos sem rodas do desfile. A nota final é formada pelos julgamentos de concepção e realização, cada um correspondendo à metade da pontuação total. Concepção abrange a criatividade e função dentro do enredo dos elementos. Já realização inclui a análise do acabamento e a impressão causada pelas formas, entrosamento e distribuição de materiais e cores nos itens citados, assim como nas fantasias de destaques e figuras de composição dos elementos cenográficos.

Bateria

Aqui, são avaliadas a manutenção e a sustentação da cadência, a “perfeita conjugação dos sons emitidos pelos instrumentos” e a criatividade dos grupos de percussão de cada agremiação.

Comissão de frente

A nota do quesito é formada por duas avaliações, que valem entre 4,5 e 5 pontos cada uma. Uma diz respeito à indumentária e ideia básica da comissão, inclusive sua capacidade de impactar o público. Já a segunda parte do julgamento abrange a plasticidade da apresentação do grupo, a criatividade de sua apresentação e o cumprimento da obrigação de saudar o público e apresentar a escola para espectadores e julgadores.

Enredo

Envolve a avaliação do tema apresentado pela agremiação. A nota final é formada pelos julgamentos de concepção e realização, cada um correspondendo à metade da pontuação total. Concepção abrange a ideia proposta, seu desenvolvimento teórico, clareza, coerência e densidade cultural. Já realização inclui a tradução do tema para a apresentação na avenida na forma de alegorias, fantasias e demais elementos, a apresentação na ordem prevista e a criatividade. Não há obrigatoriedade de enredos ligados a temas nacionais.

Evolução

Estão em jogo nesse quesito à fluência sem correrias ou retrocessos do desfile, a empolgação dos componentes e a coesão do cortejo, que não deve apresentar buracos ou alas emboladas – exceto nos espaços reservados a comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e nos momentos de entrada e saída da bateria do recuo.

Fantasias

A nota do quesito é formada por duas avaliações, que valem entre 4,5 e 5 pontos cada uma. Uma diz respeito à concepção das peças, observada em função de sua criatividade e importância dentro do enredo. Já a segunda parte do julgamento abrange o acabamento das fantasias, a uniformidade de seus detalhes nas alas (com previsão de penalização nos casos de falta de itens) e a impressão causada por formas, entrosamento e distribuição de materiais e cores nas roupas.

Harmonia

Os julgadores avaliam a igualdade do canto por “puxador” e componentes e a manutenção do tom, com entrosamento entre ritmo e vozes e canto do samba por toda escola.

Mestre-sala e porta-bandeira

Aqui, a beleza da indumentária e sua adequação para dança do casal são avaliados. Além disso, também são observados a realização do bailado em ritmo de samba, com movimentos coordenados que evidenciem a integração do casal e a corte da porta-bandeira pelo mestre-sala. Ele deve proteger e apresentar a bandeira, que ela deve conduzir e manter sempre consigo e desfraldada.

Samba-enredo

É mais um quesito em que a nota é formada por uma dupla avaliação. Metade da pontuação diz respeito à letra do samba, com sua adequação ao enredo, riqueza poética e encaixe com a melodia. O restante da nota é ligado à melodia, com suas características rítmicas, riqueza melódica e capacidade de facilitar canto e dança.

Por G1 Rio de Janeiro.

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