Carnaval de rua injeta cerca de R$ 20 milhões na economia da Capital.

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Havia 60 ambulantes cadastrados - Foto: CE.

Com o encerramento do Carnaval 2024, balanço divulgado ontem (16) pela prefeitura de Campo Grande mostra que a folia injetou mais de R$ 20 milhões na economia da Capital. Além disso, houve recorde de público, com mais de 80 mil foliões que compareceram na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa.

Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande e, segundo a entidade, os números finais devem ser ainda melhores, já que neste sábado (17) acontece o Enterro dos Ossos, na Esplanada.

Segundo a prefeitura, os serviços ligados, direta ou indiretamente, aos festejos, como turismo, eventos, transportes, artistas, imprensa, publicidade, entre outros, aumentam com as festividades.

“Campo Grande por ser uma cidade que tem sua base econômica no Comércio e Serviços só tem a comemorar com a festa”, informou.

Nos dias de folia, havia 60 ambulantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), autorizados a trabalhar na praça de alimentação montada na Esplanada Ferroviária.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, o sucesso do Carnaval 2024 se deveu a diversos fatores, entre eles, a organização, planejamento e cuidado com o público.

“Foi uma festa totalmente planejada que contou com a participação ativa de diversas secretarias e órgãos governamentais, cada um desenvolvendo seu trabalho de maneira cuidadosa. Para serem realizados eventos nestas proporções, é muito importante que tenhamos uma equipe responsável e atenta e, trabalhando dessa forma, conseguimos entregar para Campo Grande o maior Carnaval de todos os tempos”, explicou.

 

Comerciantes

Proprietários da Dip’s Food, Ingrid dos Santos Khalil Dipe e Diego Mackenna Dipe, costumam participar de diversos eventos pela cidade e se surpreenderam com o Carnaval.

“Nós somos um food truck de hot-dog e participamos do carnaval pelo edital da Prefeitura. Economicamente falando sobre o carnaval da Esplanada foi uma explosão em vendas. A gente teve uma procura muito grande desde o primeiro dia. Tanto nosso público fiel, que viu nas nossas redes que estaríamos lá foi, quanto o público local que não nos conhecia, aprovou nosso produto, e voltou nos outros dias. Tivemos muito retorno”, afirma Ingrid.

Da CapivaS Cervejaria, Luís Sakate Pais conta que esta foi primeira vez que participou do carnaval de rua, então não tinha muitos parâmetros para comparar a festa deste ano.

“No andamento dos 5 dias fomos bem surpreendidos com a estrutura e organização do evento, as nossas vendas foram ótimas e tivemos excelentes resultados, que vão além das vendas, pois conseguimos apresentar o nosso produto para muitas pessoas que nunca tinham experimentado e acabamos tendo muitos feedbacks positivos. Entregamos todos os cartões de apresentação da nossa casa que levamos”, revela.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, o crescimento da festa só fortalece a economia de Campo Grande.

“O valor estimado representa uma injeção na economia campo-grandense, vemos neste momento uma mudança na percepção do Carnaval e uma aceitação maior da tradicional festividade. Campo Grande começa a fazer parte desse fenômeno nacional na formação de blocos, algo que era ainda tímido por aqui. Com a explosão da festa não é só alegria que vai para a avenida, mas emprego e renda para as pessoas”, argumentou.

 

Fonte CE.

Redação Gdsnews.