Cordão Valu encerra programação do Carnaval de Rua em Campo Grande.

0
Com público de todas as idades o Cordão Valu promete encerrar o Carnaval com muito samba e harmonia – Foto CE.

Esta terça-feira de Carnaval encerra a programação dos blocos de Rua de Campo Grande, e a expectativa da Polícia Militar é de que mais de 10 mil foliões passem pela Esplanada Ferroviária

Quem comanda a folia é o Cordão Valu, que também levou atrações ao local no sábado (10). Para Silvana Torres Valu, criadora do bloco, o Carnaval 2024 está sendo um sucesso.

Rosana Valu / Foto CE.

“A gente conseguiu fazer uma organização bem melhor comparado aos outros anos, o Carnaval está mais tranquilo, mais pacífico. As pessoas estão vindo na paz, no amor”, avaliou.

Segundo Valu, as principais melhorias notadas foram técnicas.

“Eu acho que a gente se preocupou mais com o som, então nós temos um som de maior qualidade, nós procuramos bandas à altura do nosso evento. Também temos mais seguranças, então uma série de fatores vem melhorando”, afirmou.

A expectativa é de que o Carnaval de 2025 seja ainda melhor.

“Para o ano que vem a gente vai buscar ver o que podemos melhorar mais, para trazer mais gente, aumentar o número de blocos na cidade, e fazer um carnaval ainda maior e mais alegre”, concluiu a organizadora.

A corretora Carol Ferreira costumava pular Carnaval quando jovem, mas perdeu o hábito e há dois anos voltou aos blocos de rua para aproveitar a folia. À reportagem, ela observou a melhoria na estrutura.

“Quando eu era jovem eu pulava Carnaval sempre, mas depois você vai ficando mais velho e vai diminuindo um pouquinho”, brincou, “Mas a Valu puxa a gente de volta. O Carnaval neste ano está mais estruturado do que nos outros anos que eu vim”, comentou.

Patrícia Almeida, de 64 anos, professora de ballet clássico, acompanha o bloco há 20 anos, e comparece à folia sempre que surge a oportunidade.

Patrícia e José / Foto: CE.

“Eu venho para curtir essa alegria do Carnaval, acho muito autêntico, tradicional e me sinto muito bem. Todo ano para mim é festa”.

O também dançarino José, de 69 anos, é carioca e está há 26 anos em Mato Grosso do Sul. Ele foi à Esplanada para aproveitar a matinê, que conta com marchinhas tradicionais. A matinê é a preferida dos idosos e crianças e também pode ser definida pela diversidade.

“O Carnaval aqui sempre foi maravilhoso. Isso aqui não tem preço”, afirmou.

A professora Katarini Miguel esteva na Esplanada no sábado, o primeiro dia de Cordão Valu, e no domingo, dia de Capivara Blasé, e decidiu levar a filha Dorinha (Dora) de cinco anos para curtir a folia neste último dia de Carnaval.

Professora Katarini Miguel e Dorinha / Foto: CE.

“Eu sempre gostei dessa tradição dos blocos de rua, acompanho aqui um pouco a história da Valu e também do Capivara Blasé, então eu acho muito legal que eles estão agora consolidados e conseguindo realizar um carnaval de qualidade para Campo Grande. Acho que esse resgate dos blocos de rua é muito importante para valorizar essa festa, que é uma festa democrática, de muita diversão, alegria e cultura”, destacou a professora.

Fonte CE.

Redação Gdsnews.