Ação SolidáriaDestaquesMato Grosso do SulNotíciasPolítica

Criado neste ano, ACBG comemora o 1º Dia Nacional Nacional do Laringectomizado

Foi sancionado no último 19, portanto a menos de um mês, a Lei 14.415, de 2022, que teve origem no PL 2.115/2019, criando o Dia Nacional do Laringectomizado. Pelo texto, a data será celebrada anualmente em 11 de agosto e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de laringe, principal causa da laringectomia (retirada parcial ou total da laringe).

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que os sintomas dependem da área atingida pelo tumor podendo ser dor de garganta constante, principalmente na hora de engolir; rouquidão persistente; dificuldade para respirar e falta de ar.

No Brasil os laringectomizados avançaram em conquistas junto ao sistema de saúde pública graças ao trabalho de conscientização e cobrança desenvolvido pela ACBG – Associação Brasileira Câncer Cabeça e Pescoço – com sede em Florianópolis e Grupos de Apoio aos Laringectomizados – GAL – espalhados por todo o Brasil.

Em Campo Grande, o GAL/MS ainda engatinha, mas encabeçou algumas demandas dos laringectomizados de Campo e do interior do Estado, o que é motivo de comemoração tanto da ACBG quanto do GAL/MS nesse primeiro Dia Nacional dos Laringectomizados, aos quais o DSM cumprimenta em nome de seu jornalista-responsável, Valdovir Jota Menon, paciente de câncer cabeça e pescoço que tem recebido toda a assistência por parte da instituição que os representa em nível nacional e de Mato Grosso do Sul. (Com informações da Agência Senado).

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo