DestaquesMato Grosso do SulPolítica

Marquinhos quer levar para o interior de MS programa de saúde mental nas escolas

Apontando que tudo que é bom merece ser compartilhado e ampliado, Marquinhos Trad, candidato ao governo pelo PSD, quer estender aos 78 municípios do interior de Mato Grosso do Sul o programa “Valorização da Vida”. A iniciativa é destinada aos cuidados de saúde mental de alunos, familiares e profissionais da educação.

Na Capital, o projeto criado em 2018 contabilizava mais de 40 mil atendimentos  até maio deste ano. Em 2020, o programa virou lei em Campo Grande, com atuações na prevenção de suicídios.

No quesito educação, Marquinhos afirma que vai equiparar salários de professores concursados e convocados, facilitar o acesso ao ensino superior e investir no projeto de letramento digital (leitura e produção de textos em ambientes digitais)

“Nosso objetivo é ir além, para que cursar uma faculdade de qualidade deixe ser apenas sonho e torne-se uma realidade para o povo sul-mato-grossense. Acreditamos que entender a realidade dos nossos jovens e adequar o ensino às suas reais necessidades faz toda a diferença no fortalecimento da educação. Apostaremos no letramento digital como um forte aliado na formação e preparação de alunos e professores, unindo ambientes físicos e virtuais para estimular o aprendizado e a inserção no ambiente das novas tecnologias. Utilizaremos e fortaleceremos a TV Educativa MS (TVE) como canal de aulas e conteúdos pedagógicos, ampliando o acesso ao ensino, ao conhecimento e à cultura. Vamos corrigir injustiças cometidas hoje, assegurando salário igual para professores concursados e convocados que exercem a mesma função”, diz o candidato.

O tema aparece no segundo eixo do programa de governo de Marquinhos Trad, denominado “Governo do Conhecimento”,  com enfoque em  Educação, Ciência e Tecnologia.

As propostas são valorização de professores, investimento em melhorias da infraestrutura física, ampliação no número de escolas com atividades em tempo integral, cursos profissionalizantes e preparatórios pré-vestibular. Os dois últimos por meio de parcerias com instituições de ensino superior, principalmente com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Nascido em Campo Grande, Marquinhos tem 57 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.

Com informações de O Jacaré

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo