CorumbáDestaquesHomenagemPolítica

Na Câmara, prefeito de Corumbá participa de sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher

O ato aconteceu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, uma realização da Câmara Municipal de Vereadores.

Sessão Solene realizada na noite de segunda-feira, 09 de março, em celebração ao Dia da Mulher, foi marcada por homenagens a 28 mulheres guerreiras que se destacam nas mais diferentes áreas, em prol de Corumbá. O ato aconteceu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, uma realização da Câmara Municipal de Vereadores.

 

A sessão foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Roberto Façanha, e contou com as presenças de inúmeras autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Iunes; a secretaria especial de Cidadania e Direitos Humano, Amanda Cristiane Balancieri Iunes; Tatiana Zyngier e Silva, delegada de Atendimento à Mulher de Corumbá; Arlene Inez de Carvalho Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e a segundo tenente Gisele de Castro Ferraz Assis, que representou o general de brigada Ronaldo Morais Brancalione, comandante da 18ª Brigada de Infantaria.

 

Presentes também os vereadores Tadeu Vieira, Manoel Rodrigues, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla, André da Farmácia, Chicão Vianna, Domingos Albaneze Neto, Bira, João Mário e Bertini. Justificaram ausências Gabriel de Oliveira (plantão médico), Haroldo Cavassa e Luciano Costa (ambos em viagem).

 

“São guerreiras, decididas e dedicadas, de caráter firme. Tenho grande admiração e respeito pela brilhante atuação de todas vocês”, definiu Façanha, citando que as homenageadas são “mulheres com atuação importante na iniciativa privada, segurança, saúde, educação, assistência social, entre outros setores do nosso município, indo à luta, demonstrando serem capazes de desenvolverem atividades em qualquer campo de ação”, continuou.

 

“São parceiras, enfrentam os desafios e desenvolvem atividades com a mesma competência em todas as áreas da produção e do conhecimento. As mulheres conquistaram espaços que as conduzem à liberdade. A independência feminina não é, e não será uma concessão masculina. É uma conquista cujo mérito pertence à própria mulher”, acentuou o presidente.

 

Façanha lembrou que a Sessão Solene foi uma “oportunidade de externar nosso reconhecimento da importância de um ser humano sublime e singular”, e que “a grandeza da mulher transcende esse dia (08 de março), porque estão conseguindo superar o preconceito da sociedade masculina implementado ao longo dos séculos”.

 

O presidente ressaltou que “as mulheres não devem ser homenageadas somente no dia delas, não somente no segundo domingo de maio (Dia das Mães), não somente no Dia das Avós (26 de julho), mas em todos os dias de suas vidas. A grandeza da mulher transcende esse dia. Elas estão superando o preconceito da sociedade masculina através da capacidade de pensar, refletir, projetar e contribuir para transformações dos valores sociais”.

 

Citou ainda que “essa versatilidade e habilidade lhes dão condições de serem trabalhadoras competentes e, ao mesmo tempo, administrarem a casa e participarem da educação dos filhos sem qualquer negligência”. Façanha concluiu citando que “esta Casa de Leis seria muito mais ativa, muito mais dinâmica, se houvessem mulheres parlamentares… fica a dica e o desafio para o pleito vindouro”.

 

 

 

Ângela Diniz

 

O vereador Tadeu Vieira fez uso da tribuna e falou em nome dos demais integrantes da Casa de Leis. Lembrou Ângela Diniz, assassinada em 1976, no Rio de Janeiro, pelo seu companheiro, Doca Street.

 

“Em um primeiro julgamento, Doca Street foi condenado a dois anos de prisão e obteve o direito de cumprir a pena em liberdade. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan (quem ama não mata) e a força dos protestos levaram Street a novo julgamento, quando foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado. O movimento de todas vocês começou nessa época”, ressaltou.

 

Tadeu observou que ainda há muito o que conquistar, que a luta pelos direitos das mulheres continua, e que por isso mesmo, os vereadores corumbaenses desenvolvem um trabalho “pensando nas mulheres. Não somos apenas nós, o prefeito Marcelo Iunes também tem feito a sua parte, com políticas públicas voltadas para elas”, destacou, lembrando que muito ainda precisa ser feito, inclusive com a presença da mulher no Poder Legislativo corumbaense.

 

 

Dia especial

 

O prefeito Marcelo Iunes classificou a data 08 de março como um dia especial, mas que as mulheres têm que ser homenageadas todos os dias. Elogiou o trabalho da Câmara e lembrou avanços que ocorreram e estão ocorrendo na sua administração, como as reformas do Centro de Saúde da Mulher que estava abandonado há muito tempo; da Unidade de Saúde João de Brito, importante para as mulheres; Centro Obstétrico da Maternidade, que está sendo possível por meio de uma parceria com o Governo Estadual.

 

Foram alguns dos avanços citados pelo prefeito que destacou ainda a participação da mulher dentro da administração pública, ocupando cargos nos mais diferentes escalões, com competência. “Elas querem sempre fazer o melhor. As mulheres estão contribuindo muito com a nossa administração, assim como em outros setores da sociedade civil”, comentou.

 

A professora Cláudia Elizabete da Costa Moraes falou em nome das homenageadas. Ela agradeceu a lembrança, citou que o 08 de março é um dia para ser lembrado, mas que a mulher deve ser comemorada todos os dias.

 

Homenageadas

 

As 28 personalidades homenageadas foram à professora de Educação Física Maria José Nunes Siqueira (Gaúcho da Pró-Art); a professora Flavia Miguel Ribeiro (André da Farmácia); a empresária Maria Augusta Loureiro Panovitch (Dr. Domingos); a dona de casa Marinil Pereira da Costa Benevides (João Mário); a funcionária pública aposentada Agripina de Almeida (Tadeu Vieira); a empreendedora Andriele Rodrigues da Silva (Chicão Vianna); a advogada, presidente e coordenadora do Gapa, Elisangela de Oliveira Campos Cifuentes (Manoel Rodrigues); a professora Maria de Fátima Oliveira (Paulo Bertini); a presidente do Lions Club Corumbá por duas vezes e atual coordenadora de clubes, Marciene Rita da Silva Amorim (Roberto Façanha);

 

A empresária Leonilde Clara Melo Antunes Lito Pinto (Bira); a professora Márcia Cristina Capistrano da Rosa (Yussef Salla); a primeira dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Cristiane Balancieri Iunes (Mesa Diretora);   a delegada de Atendimento à Mulher, Tatiana Zyngier e Silva (Mesa Diretora); a orientadora social Tânia Regina Cavasana da Silva (Mesa Diretora); a secretária de Assistência Social, Glaucia Antonia Fonseca dos Santos Iunes (Mesa Diretora); a presidente da Fundação de Turismo, Elisangela Sienna Oliva (Mesa Diretora); a empresária Jackeline Cosenza (Mesa Diretora); a professora Cláudia Elizabete da C. Moraes Mondini (Mesa Diretora);

 

A 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Simone Santos de Oliveira (Mesa Diretora); a presidente da Colônia de Pesca Z – 1, Luciene de Lima (Mesa Diretora); a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Wania Alecrim de Lima (Mesa Diretora); a idealizadora do Bolsas Solidárias, Eliane Ferreira Gonçalves (Mesa Diretora); a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Arlene Inez de Carvalho Costa (Mesa Diretora); a empresária Joice Carla Santana Marques (Mesa Diretora); a professora Rosângela Villa da Silva (Mesa Diretora); a presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Claudia Moreira Boabaid (Mesa Diretora), a tenente PM Joice dos Santos Gonçalves, coordenadora do Proerd (Mesa Diretora), e Adriana Celestino (Mesa Diretora).

 

Fonte  Assessoria de Comunicação da Câmara.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo