FixoMaracajuSaúde

Profissionais da Secretaria de Saúde de Maracaju participam de Congresso Internacional em Saúde Mental

Objetivo era discutir o atendimento voltado para pacientes adoecidos psicologicamente e fortalecer as estratégias de atuação da Rede Municipal de Saúde

Profissionais da Secretaria de Saúde de Maracaju participaram, na semana passada, do III Congresso Internacional de Novas Abordagens em Saúde Mental, realizado em Recife (PE). A equipe formada por enfermeira, psicólogos e assistente social teve a oportunidade de discutir sobre a importância de dar voz e protagonismo ao paciente adoecido psicologicamente.

Foto Noticia Principal Grande

A idealização desse Congresso vem de articulações entre ouvidores, familiares, profissionais de saúde, professores, da IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), INTERVOICE (Movimento Mundial dos Ouvidores de Vozes, e do CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas).

O Congresso contou com a participação de profissionais brasileiros renomados, além de referências internacionais no tema, como Paul Baker, da Inglaterra e Olga Runciman, da Dinamarca.

Para a equipe de Maracaju que participou do evento, a experiência foi importante para se reconhecer o papel desses profissionais no atendimento especializado às pacientes que sofrem ou enfrentam problemas psicológicos. Também, uma forma de reconhecer o quanto este assunto merece atenção da Rede de Saúde.

Foto Noticia Principal Grande

Outro detalhe discutido é o da importância de se oferecer espaços adequados para que o paciente adoecido psicologicamente possa falar de si em primeira pessoa e que o profissional acolha este paciente de maneira aberta, respeitando as particularidades.

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, destacou que esta gestão não mede esforços para promover a educação permanente em saúde para todos os profissionais e, nesta área da saúde mental, “é imprescindível que a rede esteja cada vez mais preparada para atuar de maneira coerente e humanizada”.

 

Fonte PMM.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo