BrasilFixo

Carlos França conversa com secretário dos EUA sobre invasão russa da Ucrânia

Informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores; autoridades falaram também sobre tratamento do tema na ONU

O Ministério das Relações Exteriores informou que o ministro Carlos França conversou por telefone, na ultima sexta-feira (25), com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, sobre a invassão russa da Ucrânia.

“O ministro Carlos França recebeu hoje telefonema do Secretário de Estado dos EUA, @SecBlinken. Debateram a grave crise de segurança na Ucrânia e o tratamento do tema no Conselho de Segurança da ONU”, escreveu o ministério nas redes sociais.

De acordo com a pasta, os ministros “discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito”.

O governo de Vladimir Putin ordenou uma ação militar na Ucrânia, nas áreas separatistas que ele já havia reconhecido como áreas independentes. A Ucrânia, no entanto, fala em invasão total — segundo o presidente Volodmir Zelenski, o saldo total do primeiro dia de ataque foi de 137 mortos, entre soldados e civis, e 316 feridos.

Na última quinta-feira (24), França havia dito que o governo federal montará um plano de contingência para resgatar os brasileiros que vivem na Ucrânia, mas que essa operação só será realizada mediante condições adequadas de segurança.

O presidente Jair Bolsonaro escreveu nas redes sociais, na última quinta-feira (24), que está “totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que se encontram na Ucrânia”. Segundo o mandatário, existem, atualmente, cerca de 500 brasileiros no país, que sofreu o ataque considerado mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

fonte: Uol Noticias

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo