Agronegóciosarte cultura literatura cinema e televisãoDestaques

Com apoio do Senar/MS, Sindicato Rural de Maracaju lança livro contando a história da agricultura do município

Projeto foi realizado durante a pandemia da Covid-19, ouvindo mais de 20 produtores rurais de Maracaju, muitos que são imigrantes, e que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e da aplicação de tecnologias nas lavouras

Vanessa Bordin

Com apoio do Senar/MS, o Sindicato Rural de Maracaju lançou, durante a 51ª Expomara, um livro que traz um resgate histórico sobre o surgimento do município e da formação da agricultura, o desenvolvimento tecnológico e, principalmente, sobre o ranking que coloca Maracaju no cenário nacional em relação à produção agrícola como um dos oito municípios mais ricos da agricultura atualmente.

O livro: A História da Agricultura de Maracaju, dos Campos de Vacaria para o maior Produtor de Grãos do Mato Grosso do Sul, se consagra como um trabalho sério e de valorização à todas as famílias maracajuenses que se dedicaram no agronegócio nas últimas décadas, que contribuíram para a construção dessa história e àquelas que vieram de outros lugares, muitas da Holanda e de estados brasileiros como Rio Grande do Sul e o Paraná, trazendo a vontade de desbravar as terras de Maracaju e o conhecimento mais técnico na produção de algumas culturas, como soja e milho.

Quem escreve o livro é a jornalista paranaense Vanessa Bordin, que se mudou em 2020 para Maracaju e recebeu o convite do Sindicato Rural para fazer parte do projeto e escrever toda a história. Vanessa é formada há 17 anos em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Tem experiência com jornalismo de TV, sendo repórter por 10 anos e passagens por assessoria de imprensa pública e privada, em empresas como a Itaipu Binacional. “O convite para escrever o livro foi uma grande oportunidade, tanto em conhecer os produtores, em ouvir as histórias deles, e em filtrar e contar essas histórias depois. Para mim, representa um marco na carreira profissional e um lindo trabalho que realizamos, buscando preservar cada história e trazendo de forma cronológica até o momento atual”, destacou a jornalista e escritora.

Para o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha, o projeto do livro é um presente para a comunidade e para toda região de Mato Grosso do Sul, em conhecer mais sobre a história da agricultura de um município que é berço de tecnologias e referência na agricultura. “Apostamos no livro como um projeto de resgate histórico, como trabalho fundamental para ficar registrado para as futuras gerações. Contar uma história é mergulhar em fatos que aconteceram, é estudar, pesquisar e, sobretudo, é aprender também. E isso, vem ao encontro do nosso propósito à frente do Sindicato, que é de transformar realidades por meio da Educação e da leitura”, enfatizou o presidente. 

Idealização – A ideia do livro partiu, ainda em 2020, do Núcleo de Mulheres do Sindicato Rural. A Diretora, Ana Nery Terra Souza, conta que sentiu essa necessidade em deixar registrada a história da agricultura e valorizar o papel das famílias e do produtor rural de Maracaju. “Nos sentimos orgulhosos em ter realizado e entregue o livro para o município. Um trabalho feito com muito carinho e responsabilidade. Uma benção ter a nossa história registrada e assim como esta, muitas outras histórias poderão ser contadas, em novas edições”, frisou Ana Nery.

 Propósito – Nesta primeira edição, foram impressos em torno de 500 exemplares, sem nenhum caráter lucrativo. Boa parte já foi entregue durante a cerimônia de lançamento do livro, realizada em junho, durante a Expomara. A partir de agora, a intenção da diretoria do Sindicato Rural é poder distribuir o restante dos exemplares para as escolas municipais. “Já soubemos do interesse da Secretaria Municipal de Educação em inserir o livro na grade de conteúdo para aulas de história, o que é muito interessante pois representa uma valorização do trabalho que realizamos e, também, uma valorização da própria história da agricultura local”, ressaltou o presidente do Sindicato.

Sobre o livro – A História da Agricultura de Maracaju tem mais de 140 páginas, dividido em seis capítulos trazendo a história desde a fundação de Maracaju, a formação das fazendas, os primeiros moradores, até a chegada das famílias, a implementação da soja no lugar do arroz nos anos 1960, a aplicação das tecnologias e o desenvolvimento, década por década deste setor. O livro traz embasamento teórico, com base em bibliografias pesquisadas e entrevistas exclusivas com produtores rurais. É um convite para conhecer mais o que aconteceu nas terras de Maracaju e entender como um município onde eram campos de vacaria, próprio para pecuária, se desenvolveu e se tornou potência da agricultura, referência nacional.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo