Entretenimento

Denise Fraga sobre casamento de 26 anos: ‘Brinco com Luiz que daqui a pouco vamos precisar esconder a data’

Atriz conta que nunca fez botox nem preenchimento: 'Tenho medo de me roubarem de mim. Quero tentar envelhecer tranquilamente'

Em duas horas de conversa, a atriz Denise Fraga esteve plena e presente. Em tempos de hiperconexão, ela mergulha nos diversos papéis que exerce na vida com verdade. Na entrevista, Denise falou sobre todos assuntos, sem rodeios e sempre com sensibilidade aguçada. Discorreu sobre a paixão de transformar o cotidiano em dramaturgia, política e eleição presidencial, etarismo e casamento de 26 anos com o diretor Luiz Villaça. Ela também revela como mantém a chama acesa: Dá trabalho, tem de correr atrás de fantasias, de tornar aquilo vivo de novo. Aí viaja, dá um elã”. O casal passou por crises, mas soube administrá-las. “A melhor coisa do mundo é começar de novo com o mesmo marido”.

Confira a entrevista que a atriz deu às vésperas de estrear a nova temporada carioca do monólogo “Eu de Você”, que volta aos palcos na quinta-feira, no Teatro Prudential, e de voltar aos cinemas com o filme “45 do Segundo Tempo” (estreia dia 18), ambas as obras dirigidas pelo marido:

Como foi a confecção de “Eu de você”?

Tenho um gosto pela crônica cotidiana, mas confesso que fiquei com medo de que as pessoas achassem que era um “Retrato falado” reeditado quadro que Denise protagonizou, de 2000 a 2007, no “Fantástico”. Fomos para a sala de ensaios sem texto. Me sentia muito responsabilizada pelas cartas que recebemos, cerca de 300, entre e-mails, vídeos e áudios. Não queria ser leviana com aquele material e tampouco fazer um espetáculo triste. O nosso caminho foi tratar com leveza a tragédia do dia a dia. Quando veio a ideia de trançar as histórias reais com literatura, música e poesia, me deu a chispa. Muitas vezes, a gente entrelaça o texto com poemas de Drummond, Leminski. Não há quem não se identifique. Uma das maiores funções do teatro hoje é dar a palavra, num momento em que estamos todos lendo cada vez menos, mergulhados em telas.

Ambas as obras são dirigidas pelo seu marido. São 26 anos de casamento, um número incrível.

Brinco com Luiz que, daqui a pouco, vamos precisar esconder esse fato. Vou falar que sou casada há 30 anos, e vão me perguntar com cara de espanto: “O que aconteceu com você?” A gente achou um lugar, temos uma coisa legal. Também somos muito parceiros de trabalho. Claro que tivemos as nossas crises, mas sempre conseguimos administrá-las e retomar. A melhor coisa do mundo é começar de novo com o próprio marido. O casamento longo é uma construção. A gente pensa parecido, mas, ao mesmo tempo, é muito diferente. Respeitamos as nossas diferenças e escolhemos ficar juntos.

Vocês são monogâmicos? O que faz para manter a “chama” renovada?

Somos monogâmicos. Dá trabalho, tem de correr atrás de fantasias, de tornar aquilo vivo de novo. Aí viaja, dá um elã… Tem de gostar do outro, gostar do cheiro do outro. E também é necessário perceber os ciclos. Durante a menopausa, por exemplo, acontece uma queda de libido. Graças a Deus, está tudo bem. A reposição hormonal realmente melhora.

Denise Fraga — Foto: Lorena Dini

Denise Fraga — Foto: Lorena Dini

Como você lida com a cobrança da eterna juventude imposta pela sociedade?

Entrei na menopausa aos 50 anos. Além da reposição hormonal, passei a cuidar mais da alimentação, a beber uma maior quantidade de água e a me exercitar com frequência. Existe uma invisibilidade real em relação às mulheres mais velhas. Mas a gente continua aí, de mochila nas costas, tênis e dor nos joelhos . As mulheres são muito mais cobradas do que os homens. Eles ficam com as barriguinhas, e a gente acha até charmoso. Nós, mulheres, colocamos uma foice nas nossas próprias cabeças. Precisamos ter cuidado com a nossa voz interna em relação ao etarismo. Nunca fiz botox, preenchimento, plástica. Sou adepta de laser e cremes. Tenho medo de que esses procedimentos <QL>me roubem de mim. Estou tentando envelhecer tranquilamente

Fonte: O Globo

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo