FixoMato Grosso do Sul

Governo declara situação de emergência em Miranda

Diversos estragos foram causados após a tempestade do dia 14 de maio, desde então, órgãos responsáveis têm mediado os estragos

O Governo do Estado declarou, ontem quarta-feira (25), situação de emergência no município de Miranda, após estragos em decorrência da tempestade do dia 14 de maio.

No episódio, um vendaval provocou danos e prejuízos em partes das áreas urbana e rural, atingindo, principalmente, uma comunidade indígena. Foram causados diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta da cidade afetada.

A declaração da situação de emergência foi publicada no Diário Eletrônico Oficial do Estado (DOE-MS).

Conforme levantado pelo governo, os danos e os prejuízos ocorridos em Miranda afetaram, aproximadamente, 423 residências, 2 prédios escolares, 1 estação rodoviária, 1 torre de transmissão, 1 quadra de esporte escolar.

Além disso, afetou diversas vias públicas de partes das áreas rural e urbana, tendo inclusive, levado à interdição de estradas de acesso ao Município.

Com a situação de emergência em vigor, foi o governo autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Sobretudo, foi autorizada a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade.

O objetivo de todas essas questões é de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS).

Os órgãos responsáveis poderão agir entrando nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação dos moradores.

Poderão, também, usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

colaboração CDE / REDAÇÃO

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo