EducaçãoFixoMato Grosso do Sul

Inscrições para graduação do IFMS terminam nesta sexta-feira (20)

São mais de 500 vagas em dez cidades do estado, incluindo a capital Mato Grosso do Sul.

Termina nesta sexta-feira (20) o prazo de inscrições para os cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, são ofertadas 532 vagas em dez cidades do estado, incluindo Campo Grande. Há cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia.

As aulas devem começar em 25 de julho. Os interessados devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2012. É necessário ter obtido nota acima de zero na redação, ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula, que está prevista para a segunda quinzena de junho.

Vagas

Ao todo, são 532 vagas distribuídas pelas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os cursos são os abaixo, nas áreas de bacharelado, licenciatura e tecnologia.

Bacharelado:

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia da Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Civil

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia de Pesca

Licenciatura

Computação

Química

Tecnologia:

Alimentos

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gestão do Agronegócio

Jogos Digitais

Processos Metalúrgicos

Produção de Grãos

Redes de Computadores

Sistemas para Internet

Inscrição

O interessado deve realizar a inscrição por meio da Página do Candidato da Central de Seleção do instituto. No local, também é possível consultar o edital do processo seletivo.

A organização do edital ressalta que é importante cadastrar um e-mail válido, pois por meio deste que o Instituto Federal vai enviar o comprovante de inscrição e informações relevantes sobre o processo seletivo.

Além disso, é preciso autorizar a consulta do resultado obtido no Enem com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por esta razão, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) cadastrado deve ser do próprio candidato.

Seleção

A seleção para os cursos será realizada utilizando a maior nota geral do candidato entre as edições do Enem levadas em consideração.

Conforme o IFMS, os pesos por área para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados consta no item 5 do edital de abertura do processo seletivo.

De acordo com o edital, metade das vagas é voltada para pessoas que tenham cursado todas as séries do ensino médio em escola pública. Para concorrer às vagas, o interessado deve manifestar o interesse na inscrição.

Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

Para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência, o IFMS esclarece que a mesma proporção de vagas relativa à soma destes públicos na população de Mato Grosso do Sul.

As outras vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.

Para confirmar a autodeclaração, os interessados pretos e pardos devem ser convocados para bancas de heteroidentificação. Já os indígenas deverão apresentar a documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.

Cronograma

De acordo com o instituto, a convocação para as bancas de heteroidentificação está prevista para ser publicada em 24 de maio, com prazo de envio dos documentos entre os dias 25 e 27.

Em 15 de junho será divulgada a lista dos candidatos aptos à matrícula e à lista de espera. As matrículas estão previstas entre os dias 16 e 30 de junho, já o início das aulas, 25 de julho.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo