CassemsDestaquesMato Grosso do SulNotícias

Mamaço Cassems reúne mães em roda de conversa sobre aleitamento materno

Evento foi realizado no sábado em alusão ao ‘Agosto Dourado’ e a Semana Mundial de Amamentação

Tathiane Panziera

No último sábado (13), no Bosque da Paz em Campo Grande a Caixa dos Servidores promoveu o ‘Mamaço Cassems’ – evento que teve o objetivo de possibilitar o diálogo sobre os desafios do aleitamento materno entre mulheres que estão amamentando e especialistas como por exemplo: enfermeiras, médicas pediatra e neonatologista.

O Mamaço Cassems foi promovido em alusão ao mês ‘Agosto Dourado’ e a Semana Mundial de Amamentação. E foi marcado também pela troca de experiências relacionadas ao aleitamento materno entre as participantes.

Para a colaboradora e beneficiária da Cassems, Juliene Coutinho Calado, que esteve no ‘Mamaço Cassems’ acompanhada da filha, a Maria Julia de seis meses, e do marido, Marcelo Calado, a realização da roda de conversa para falar sobre amamentação é importante para incentivar o aleitamento materno e a troca de experiências entre as mães. “Eu sofri por não ter conseguido amamentar exclusivo, então no início amamentar foi um desafio. Por isso, acho muito importante trocar essas experiências com quem teve essas dificuldades”, ressalta a colaboradora e beneficiária Cassems.

O beneficiário Cassems e esposo da Juliene, Marcelo Calado, reforçou a importância de acompanhar a amamentação da filha. “Como ela não amamentou exclusivamente, eu sou o plantão da madrugada. É sempre muito legal estar participando e ser muito presente. Eu voltei a trabalhar, então depois que eu chego do trabalho eu ajudo”, pontua.

A enfermeira obstetra neonatologista e especialista em amamentação Juliana Rodrigues Reis explica o porquê de o leite materno ser considerado a primeira vacina do bebê. “O leite materno supre toda a necessidade do bebê, contendo tudo o que ele precisa, a gente fala que é a primeira vacina então tudo que a mãe teve contato esse bebê vai receber e vai fazer diferença na vida dessa criança até a vida adulta”.

Segundo a enfermeira amamentar é um ato natural, mas é também um processo de aprendizado. “A informação correta do que é esperado, como que vai evoluindo, o que pode acontecer e quais são os alertas para essa mãe é o ‘x’ da questão. Quando a mãe sabe como é que vai se formar esse vínculo, sabe de todas as informações sobre esse processo, ele vai se tornando algo natural”, pontua a especialista.

Outro tópico da roda de conversa, foi a introdução da fórmula feito por aquelas mães que não conseguem alimentar os filhos exclusivamente com o leite materno. A beneficiária da Cassems Juliene Coutinho Calado, lembra como foi adotar a fórmula para amamentar a Maria Julia. “No início foi muito difícil, porque a gente acha que alimentar é só o peito, mas hoje eu estou muito confortável, mas no início não foi fácil.”

A coordenadora de nutrição da Cassems, Eliane Aguiar Dias destaca que na fase da lactação as mães devem privilegiar a alimentação equilibrada e variada, dando preferência para alimentos frescos. “O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Então, a orientação para as mães é adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Investindo em uma variedade de frutas, legumes e verduras. Quanto mais elas se restringem não faz bem para o bebê”, finaliza.

#MAMAÇOCASSEMS nas mídias sociais – O ‘Mamaço’ promovido pela Cassems pode ser experienciado no espaço online onde serão compartilhados drops de informações sobre o tema. Além disso, no canal da TV Cassems também estão sendo disponibilizados vídeos sobre amamentação. Para saber mais sobre as ações do #MamaçoCassems acompanhe as mídias sociais da Caixa dos Servidores.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo